Museus de Ouro Preto



Casa dos Contos
O Museu Casa dos Contos é um dos museus mais prestigiados monumentos do barroco mineiro e foi construída em 1782 e 1784. O prédio já passou por uma restauração completa. No processo, foram encontradas algumas pinturas debaixo de forros e em paredes e algumas estruturas e detalhes arquitetônicos anteriormente perdidos.

Serviu para diversos fins, inclusive de cárcere para os inconfidentes, dentre eles Álvares Maciel, Luiz Vieira da Silva, padre Rolim e Cláudio Manuel da Costa que lá morreu. Hoje abriga o Centro de Estudos do Ciclo do Ouro, é Sede do Museu da Moeda e do Fisco e Agência da Receita federal de Ouro Preto.

A Casa dos Contos possui uma sala de exposições que é aberta ao público, e seu acervo modifica-se mensalmente. É um museu interativo, além de ser um Centro de Estudos do Ciclo do Ouro, que contém, além das salas de exposições fixas, 3 grandes salas reservadas para exposições temporárias, relacionadas ou não com o contexto do museu.

Museu Casa dos Contos
Rua São José, nº 12 – Centro
Telefone: (31) 3551-1444
Horário: segunda, das 14h00 às 18h00, terça a sábado, das 10h00 às 18h00 e domingos e feriados, das 10h00 às 16h00.

Farmácia Magalhães
Réplica de uma farmácia típica do século XIX, possui belos frascos, porcelanas e antigos equipamentos farmacêuticos.

Localização Rua Costa Sena, 171

Museu Casa Guignard
O Museu Casa Guignard – MCG foi inaugurado em Março de 1987, em um processo que se inicia no início dos anos 60, com a criação da Fundação Guignard, uma iniciativa dos amigos do artista, destinada a apoiar materialmente e difundir sua obra. Após o seu falecimento em junho de1962, a Fundação Guignard se dissolve e o projeto de um memorial.

O memorial é dedicado ao artista e em Minas é incorporado ao Estado, com a criação do Museu Casa Guignard com sede em Ouro Preto. O acervo foi constituído inicialmente com obras, objetos e documentos pessoais do artista que estavam sob a guarda da Fundação de Arte de Ouro Preto, com origem na Fundação Guignard.

O Museu está instalado em um sobrado colonial do sec. XVIII, na antiga Rua Direita, hoje Conde de Bobadela. A casa, de propriedade da família Costa Sena, foi adquirida pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) em 1974 e cedida em comodato à Secretaria Estadual de Cultura para uso exclusivo como sede do Museu Guignard.

Museu Casa Guignard
Rua Conde de Bobadela, nº 110
Telefone: (31) 3551-5155
Site: www.museuguignard.mg.gov.br
Horário: terça a sexta, das 12h00 às 18h00. Sábado, domingo, feriados, das 09h00 às 15h00.

Museu da Inconfidência
O Museu da Inconfidência é dedicado à história da Inconfidência Mineira. Abriga a antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica, além de quatro prédios auxiliares em Ouro Preto. O projeto do museu teve seu início durante o governo Getúlio Vargas. O ideal era resgatar os despojos dos heróis da Inconfidência Mineira, então sepultados na África.

A Casa da Câmara e a Cadeia de Ouro Preto são um dos mais importantes remanescentes da arquitetura colonial do barroco tardio no Brasil, erguido pelo governador Luís da Cunha Meneses com um projeto de José Fernandes Pinto Alpoim na década de 1780, período em que as riquezas das minas começavam a se esgotar e a popularidade do governo estava em baixa.

Os destaques são a quantidade de peças artísticas e históricas como a estatuária, as pinturas, a ourivesaria, o mobiliário, a iconografia da paisagem urbana em fotografias, desenhos e gravuras, e os objetos de uso doméstico e outros ligados à escravidão. São preservados no museu uma diversidade de objetos de uso cotidiano como vasos.bacias, gomis, tinteiros e etc.

Praça Tiradentes, 139
Telefone (31) 3551-1121 / (31) 3551-5233
Site: http://www.museudainconfidencia.gov.br
Horário: terça a domingo, das 12h30 às 18h00.

Museu das Reduções
É uma das atrações turísticas mais curiosas e procuradas de Ouro Preto. Oferece um passeio divertido por 15 estados dos Brasil, a partir de réplicas que contam parte da história da arquitetura nacional. Ao todo são 29 réplicas reduzidas e que cabem dentro de um único lugar, o Museu das Reduções, situado no distrito de Amarantina, em Ouro Preto.

O tempo dedicado a cada réplica foi variado. Foi gasto cerca de um ano e meio para terminar a do Convento de São Francisco de Assis, de Olinda (PE), cujo telhado é composto por seis mil peças. De tamanho e complexidade menores, o Museu de Arqueologia e Etnologia de Paranaguá (PA) levou cerca de três meses para ficar pronto.

A primeira escultura é de 1978. É uma réplica da Igreja das Dores, de Campanha, terra-natal dos quatro irmãos. Na época, era um hobby. Virou um trabalho sério quando as duas irmãs voltaram de uma viagem à Holanda, onde conheceram um parque temático de réplicas. Cheios de inspiração, os Vilhenas viajaram pelo Brasil fotografando monumentos.

Museu das Reduções
Rua A, 131 – Amarantina
Telefone: (31) 3553-5182
Site: www.projetoreducao.com.br

Museu de Arte Sacra de Ouro Preto
O Museu de Arte Sacra de Ouro Preto foi inaugurado em 2000. Localiza-se na cripta da Igreja de Nossa Senhora do Pilar, que é um espaço sob a sacristia, encontrado durante a última reforma do monumento e onde, acredita-se, funcionava uma mina de ouro. O acervo do museu conta com 400 peças produzidas entre os séculos XVII e XIX.

No museu encontram-se peças religiosas e profanas dos períodos Maneirista, Barroco, Rococó e Neoclássico e abrangem a história da antiga Vila Rica durante o período áureo da mineração do ouro. Os visitantes têm acesso não só às peças, mas às informações sobre o contexto histórico delas.

Na Sala do Tesouro o acervo está distribuído em oito vitrines temáticas (Objetos Litúrgicos, A Prata em Minas Gerais, Varas Processionais, Atributos e Adornos, Culto a Nossa Senhora do Pilar, O Aleijadinho, Triunfo Eucarístico e Quaresma e Semana Santa). Parte do acervo é disponibilizada para a exposição permanente do museu e aberto ao público.

Localização: Igreja Matriz do Pilar/ Praça Mons. Castilho Barbosa, 17.
Telefone: (31) 3551-4736

Museu de ciência e técnica da EM
O Museu de ciência e técnica da EM é ideal para quem gosta de minas de ouro. Fica Instalado no antigo Palácio dos Governadores, erguido em 1741, por Manuel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho. Reúne cerca de 20 mil amostras de rochas e minerais de todo o mundo, com destaque para uma sala que reproduz o interior de uma mina de ouro.

O acervo do Museu de Ciência e Técnica atrai desde alunos do ensino médio, a universitários e visitantes em busca de curiosidades. O museu registra parte importante do desenvolvimento científico nacional apresentando as mais completas coleções em seus setores de Minaralogia, História Natural, Mineração, Metalurgia, Química, Física, Astronomia, etc.

Como projetos de pesquisa, o museu oferece Projeto de Iniciação Científica aos alunos da UFOP e Projeto de Levantamento, Catalogação e Digitalização do Acervo de Mineralogia para estudantes do ensino médio. Outro importante projeto do museu é a Recuperação e Atualização da Coleção de Meteoritos.

Endereço: Praça Tiradentes, n°. 20 - Centro
Telefone: (31) 3559-3118
E-mail: museu@ufop.br
Site: www.museu.em.ufop.br

Museu de Mineralogia Ouro Preto
O museu foi montado a partir de 1877 com minerais trazidos pelo francês Henri Gorceix, fundador da Escola de Minas e Metalurgia de Ouro Preto. O acervo reúne mais de 20 mil amostras do mundo inteiro. Em 1984, sala especial foi organizada sob moderna concepção museológica.

Localização Praça Tiradentes, 20 - Centro

Museu do Aleijadinho
O Museu Aleijadinho funciona desde 1968 na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias. Possui cerca de 250 peças sacras, além de documentos gráficos. Entre as obras de Aleijadinho expostas no museu, estão leões em madeira que serviam como suporte nas cerimônias solenes.

A maior parte do acervo encontra-se em exposição permanente em três ambientes: sala da Sacristia, sala da Cripta e ainda na Igreja de São Francisco de Assis, também incorporada ao museu. Na sala da Sacristia estão reunidos exemplares do barroco mineiro, sendo a maioria da primeira metade daquele século.

A sala da Cripta é o antigo porão da igreja, restaurado, após escavações, para abrigar obras de Aleijadinho, prataria e outras peças de valor. A sacristia da Igreja de São Francisco possui como atrativo o chafariz esculpido por Aleijadinho entre 1777 e 1779. Os quadros expostos são de Francisco Xavier Gonçalves e as pinturas do teto de Manuel Pereira de Carvalho.

Museu do Aleijadinho
Rua Bernardo Vasconcelos, nº 179
Telefone: (31) 3551-4661
Site: www.museualeijadinho.com.br
Horário: terça a sábado, das 08h30 às 11h45 e das 13h30 às 17h00. Domingo, das 12h00 às 17h00

Museu do Oratório
O Museu do Oratório fica instalado em um casarão histórico de três andares situado em Ouro Preto. O museu possui uma coleção de 162 oratórios e 300 imagens que fizeram parte do acervo da família Gutierrez, que criou o Instituto Cultural Flavio Gutierrez. É constituído por um acervo doado ao Governo Brasileiro pela colecionadora Ângela Gutierrez.

O museu encontra-se instalado na Casa do Noviciado da Ordem Terceira do Carmo, situado no adro da Igreja do Carmo. O 1º andar é dedicado aos oratórios elaborados com base em claras referências artísticas. Encontram-se aí oratórios classificados pelo material usado e pela forma decorativa peculiar.

O conjunto de 163 oratórios dos séculos XVII, XVIII e XIX está distribuído nos três pisos do edifício - subsolo, térreo e primeiro pavimento - classificados pelos diferentes estilos e usos das peças. Além da exposição permanente do acervo, o museu realiza mostras itinerantes como a Oratórios - Roteiros de Fé e Arte, organizada em 2003.


Adro da Igreja Nossa Sra. do Carmo, nº 28 - Centro.
Telefone: (31) 3551-5369
Site: www.oratorio.com.br
Horário: diariamente, das 09h30 às 17h30

<< Voltar     Topo




Envie um E-mail para Hotel Solar de Maria Fale Conosco
Fale com o Hotel Solar de Maria através do MSN Tire qualquer tipo de dúvida
entrando em contato com o
Hotel Solar de Maria. Mande
um e-mail através do site ou
converse com os atendentes
pelo MSN ou Facebook.
Siga o Hotel Solar de Maria no Facebook
Hotel em Ouro Preto - Hotel Solar de Maria
Hotel Solar de Maria - Hotel em Ouro Preto - MG 
Hotel em Ouro Preto - Hotel Solar de Maria
Rua Tomé Afonso, 111, Água Limpa. Ouro Preto - MG
E-mail: contato@hotelsolardemaria.com.br | Tel: (31) 3551-3150
 
Principal | O Hotel | Acomodações | Tour Virtual | Tarifas e Reservas | Turismo | Como Chegar

2014 Copyright Hotel Solar de Maria
Envie um E-mail para Hotel Solar de Maria Fale Conosco
Fale com o Hotel Solar de Maria através do MSN Tire qualquer tipo de dúvida
entrando em contato com o
Hotel Solar de Maria. Mande
um e-mail através do site ou
converse com os atendentes
pelo MSN ou Facebook.
Siga o Hotel Solar de Maria no Facebook
Hotel em Ouro Preto - Hotel Solar de Maria
Hotel Solar de Maria - Hotel em Ouro Preto - MG 
Hotel em Ouro Preto - Hotel Solar de Maria
Rua Tomé Afonso, 111, Água Limpa. Ouro Preto - MG
E-mail: contato@hotelsolardemaria.com.br | Tel: (31) 3551-3150
 
Principal | O Hotel | Acomodações | Tour Virtual | Tarifas e Reservas | Turismo | Como Chegar
2014 Copyright Hotel Solar de Maria